Secretaria da Saúde promove ação para o Setembro Amarelo

  • Palestra acontecerá no dia 27 de setembro.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 13/09/2017 às 16:56   |   Imprimir

Em mobilização a campanha Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), a Secretaria de Saúde de Independência convida a todos a participar de um momento de discussão sobre o tema que acontecerá no dia 27 de setembro, às 14h no Salão Verde. Na oportunidade ocorrerá uma fala da psicóloga Bruna Meller Dal Forno e de um representante do CVV (Centro de valorização à vida) de Três de Maio.

O suicídio hoje está entre as principais causas de morte evitáveis do mundo. Sendo assim, mesmo por muito tempo ter sido considerado um “tabu”, falar sobre o assunto é a principal medida de proteção que podemos desenvolver. Ao contrário do que por muito tempo se pensava, falar sobre o tema não irá incentivar o ato, mas sim pode preservar uma vida.

A campanha “Setembro Amarelo” possui o objetivo de desenvolver uma sensibilização para debates sobre o tema suicídio, pois discutindo o assunto é possível identificar as principais causas e o modo correto de ajudar uma pessoa em risco. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Mas para que isso aconteça, é necessário que possamos falar sobre o assunto, entendendo formas de prevenção.

Por mais difícil que seja o momento que a pessoa com risco de suicídio esteja vivenciando, EXISTE tratamento, EXISTE possibilidades!

Quem se mata avisa! Estamos escutando?