Atividades da Semana da Pátria começou nesta terça, com a chegada da 86ª Corrida do Fogo Simbólico em Independência

• O prefeito João Edécio destacou que esse momento é duplamente especial para Independência. O município faz aniversário no dia 05 de setembro.

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 23/08/2023 às 14:40   |   Imprimir

As atividades da Semana da Pátria 2023 começaram na tarde desta terça-feira, 22 de agosto, em Independência, com a chegada da Centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico, que foi recepcionada por autoridades municipais na praça, em frente à prefeitura, e acompanhada pela imprensa, por representantes do CTG e estudantes, que fizeram uma apresentação especial.

“A chegada da centelha do Fogo Simbólico da Pátria é um marco para toda comunidade para se preparar para festejar, com muito civismo e patriotismo a semana da pátria”, destacou o prefeito de Independência (RS), João Edécio Graef.

Coordenada pelo Comandante da Liga da Defesa Nacional do Eixo centro-Noroeste (CENOE), Tenente Júlio, a Centelha foi entregue ao prefeito Joao Edécio Graef, diante das bandeiras oficiais, onde a pira foi acesa.

O fogo é o símbolo de dois importantes momentos cívicos no Rio Grande do Sul; o fogo simbólico da Pátria e a Chama Crioula, lembra o Comandante do CENOE, Tenente Júlio Cesar Hilzendeger.

“Nós gaúchos temos o privilégio de ter esses dois Símbolos; O Fogo Simbólico que cultua os nossos valores cívicos nacionais, e a Chama Crioula, que cultiva os nossos valores e nossa tradição Gaúcha”, pontuou.

A corrida do fogo simbólico ocorre tradicionalmente há 86 anos.

A Liga da Defesa Nacional é quem define um cunho nacional a ser abordado nas comemorações cívicas que envolvem a corrida do fogo simbólico da Pátria. A Corrida do Fogo Simbólico é feita também, com a presença do chefe do escotismo no estado, Manuel da Rosa Michael.

“Não tem coisa mais importante do que tu falar da pátria. Hoje nós temos uma deficiência do jovem, no conhecimento e do sentimento pátrio”, salientou o expediente escoteiro, dos autos dos seis 68 anos de idade.

“O Moviemtno Escoteiro se irmana à esse movimento da Liga de Defesa Nacional, para despertar esses valores, principalmente aos jovens”, finalizou o Chefe dos escoteiros.