Independência realiza 1ª Feira Municipal do Livro

• Feira contou exposição de livros, peças teatrais, cinema de rua e oficinas de leitura e contação de histórias

Assunto: Educação  |   Publicado em: 17/05/2017 às 16:43   |   Imprimir

Nos dias 16 e 17 de maio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desportos e Turismo – SMECDT realizou a 1ª Feira Municipal do Livro de Independência. A feira aconteceu no Salão Católico, com a presença de estudantes do município e público em geral.

A feira teve início às 8 horas do dia 16, quando o vice-prefeito Dirceu Fiorim fez a abertura oficial. A secretária de Educação, Zenaide Heinsch, realizou o lançamento do Projeto Sacola da Leitura, fazendo a entrega das sacolas para as diretoras das escolas da rede municipal e estadual de Independência. O projeto visa incentivar a leitura dos estudantes, através de uma sacola com livros que é repassada de forma itinerante aos alunos.

Peças teatrais foram encenadas. O 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas apresentou uma peça teatral adaptada do livro “A Loira do Banheiro”, do escritor e livreiro Dieison Groff, que esteve presente na feira. Dieison expôs livros e também palestrou a respeito da importância da leitura.

Várias oficinas foram desenvolvidas durante os dois dias. Oficinas de música e contação de histórias foram realizadas pelos estudantes do curso normal do Centro Educacional Frederico Jorge Logemann e da Escola Estadual Cardeal Pacelli, que também encenaram a peça “O Formigão e a Neve”. O curso de Pedagogia da SETREM realizou oficinas de contação de história para os estudantes de Independência.

Os professores Fernando Lima e Maiara Baiotto, realizaram apresentações musicais e, à tarde, os estudantes da Escola Estadual Amélio Fagundes Mônica e Jeferson também se apresentaram. O SESC esteve presente na feira, com a sessão de cinema que aconteceu no dia 16, no Salão Católico. O SESC também realizou uma exposição de banners sobre a vida e obra do escritor Mário Quintana.

Na primeira edição da Feira Municipal do Livro, a administração municipal de Independência instituiu o Vale-livro. O Vale proporcionou a aquisição de um livro por estudante da rede municipal de ensino, no valor de dez reais. “O vale foi uma ação implantada nesse ano para oportunizar aos estudantes da rede municipal de ensino o acesso à leitura”, destaca Zenaide Heinsch.

A SMECDT agradece a participação da comunidade local e regional que visitou a feira e participou das atividades desenvolvidas.

Mais fotos podem ser visualizadas no álbum 1ª FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO DE INDEPENDÊNCIA .