Oficina de Culinária Africana encerra as atividades do Projeto Combate ao Racismo

No dia 22 de novembro foi realizado uma oficina de culinária, desenvolvida pela nutricionista do Município. A oficina foi realizada com as crianças e adolescentes do CRAS e teve o apoio da Emater-RS ASCAR de Independência.

Na oficina, as crianças puderam aprender sobre a culinária da África e prepararam um prato típico africano, o muzungá. Veja a receita do prato:

            Ingredientes:

            - 500g de milho branco para canjica;

            - 1 litro de leite;

            - 1 leite condensado;

            - 1 xícara de chá de açúcar;

            - 1 pitada de sal;

            - 1 xícara de chá de coco fresco ralado ou amendoim torrado e moído grosso;

            - canela em pó, a gosto.

Modo do fazer:

* 1º Deixe o milho de molho na água por no mínimo três horas, ou deixe por uma noite;

* 2º Leve ao fogo em uma panela de pressão com um litro de água e cozinho por 30 minutos. Deixe sair a pressão naturalmente;

* 3º Se o milho já estiver macio, junto o leite, o açúcar, o leite condensado e o amendoim cozinhando por mais 30 minutos com a panela sem a tampa;

* 4º Servir quente, morna ou gelada;

* 5º Se gostar, polvilhe com canela em pó.

Existe uma variação que substitui o coco ralado por amendoim torrado e moído e forma grosseira. Nos estados do sul, é chamada de canjica de milho branco.

O Projeto Combate ao Racismo foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e a Secretaria de Assistência Social. “Combate ao Racismo” visa visa combater o Racismo Institucional nos espaços públicos do Município e promover a reflexão sobre a questão racial.

No dia 17 de novembro, aconteceu a palestra “Meu Brasil Africano, Minha África Brasileira”, ministrada por Adiles da Silva Lima, Especialista em Estudos Africanos e Afrobrasileiros. No dia 20 aconteceram apresentações do Grupo de Capoeira Iberê e do Grupo de Etnias de Ijuí Cultura Afro, às 19h e 30min, no Salão Verde. O Grupo Iberê também desenvolveu oficinas de capoeira nos meses de outubro e novembro. Oficinas de artesanato africano também foram realizadas pela Secretaria de Assistência Social.

O Município de Independência agradece a todos os integrantes que participaram e a população independencense que esteve engajada ao longo do projeto.