Independência capacita educadores para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Na noite de segunda-feira, 08, professores e equipes pedagógicas, assim como os demais servidores da educação do município de Independência, participaram do terceiro ciclo de capacitação para a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No encontro, que aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, também estiveram familiares de pessoas com TEA e da comunidade em geral.
O objetivo é preparar a sociedade para lidar com essa realidade cada vez mais comum.

"A gente tem percebido que nos últimos anos, há um grande aumento nos índices de crianças com diagnóstico TEA.
E há uma preocupação muito grande com o trabalho das práticas pedagógicas de como implementar ações para que haja realmente a inclusão", salientou a secretária municipal de educação, Zenaide Heinsch.

Segundo a palestrante Priscila Dias, que é neuropsicopedagoga clínica, analista do comportamento e doutorando em educação, o objetivo do curso é de trabalhar especificamente com a temática sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista, quais são os níveis de suporte e quais as proposições em termos de práticas baseadas em evidências para prevenção, tanto no âmbito educacional, quanto no âmbito de saúde, para o desenvolvimento dessas crianças, adolescentes e adultos com TEA, que frequentam a rede municipal de educação.

"A cada 36 nascimentos, nasce uma criança com TEA.
        E essas crianças estarão na sociedade. Como vamos alfabetizá-las, como essas crianças vão aprender?
Não podemos segregá-las aos processos de exclusão", enfatiza Priscila Dias.
Conforme a secretária de educação, o trabalho iniciou ainda em 2022, com a formação de professores, e em 2023 está aprofundando o conhecimento de forma ainda mais abrangente.

"Nós estamos promovendo a convivência com essa diversidade, a inclusão social, e melhorando a qualidade da educação para todos", destacou Zenaide.

"Independência está dando um passo importante em sua história ao tratar desse tema no âmbito da educação", finalizou Priscila Dias.