ESCOLA DE PAIS – Projeto envolve pais na vida escolar de alunos da rede municipal de ensino de Independência

  • Mais que oferecer uma boa educação na escola, com o programa, o município passa a oferecer um apoio às famílias, orientando os pais, na criação de uma ambiência que propicie o melhor desenvolvimento c

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 29/05/2023 às 07:54   |   Imprimir

Acontecem em Independência, desde o mês de abril, os encontros da Escola de Pais.

O projeto é coordenado por uma equipe multidisciplinar da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, tem como objetivos desenvolver atividades com as famílias de estudantes, inserindo-as no processo da educação escolar dos filhos. Estimulando assim, a comunicação e as relações de afeto e amizade no contexto familiar.

“A ideia desse projeto é aproximar a família da escola, e acreditamos que essa proposta vem contribuir de forma muito importante na aprendizagem dos nossos estudantes, fortalecendo de ensino/aprendizagem na sala de aula, pois entende-se que os pais e a escola devem caminhar juntos, compartilhando o mesmo ideal,  aliados em suas atitudes, tendo objetivos em comum, auxiliando, dessa forma na resolução  dos conflitos e das dificuldades que possam surgir, salientou a secretária municipal de educação, Zenaide Heinsch.

Na noite de quinta-feira, 25, foi realizado o segundo encontro do projeto. O encontro foi conduzido por uma psicóloga, que orientou e tirou dúvidas dos pais de alunos.
“A Escola de Pais tem um trabalho dinâmico, com troca de informações e experiências, reflexão” destaca a diretora da escola Presidente Getúlio Vargas, Vanderléia Cauduro.

Os encontros irão acontecer quinzenalmente, até o mês de setembro.

“Nós agradecemos a presença dos pais nesses encontros, pois sabemos que não é fácil sair de casa, à noite, para participar”, acrescentou a diretora.

Mais que oferecer uma boa educação na escola, com o programa, o município passa a oferecer um apoio às famílias, orientando os pais, na criação de uma ambiência que propicie o melhor desenvolvimento cognitivo do aluno.
Os temas, Educar é um desafio, Valores e limites na educação, Pai e mãe, agentes educadores, Adolescência, cidadania e cultura da paz, estão sendo trabalhados nesses encontros.
A participação da família é fundamental para o desenvolvimento escolar dos estudantes. Os encontros acontecem duas vezes por mês, onde os temas são tratados por especialistas em diversas áreas.

”Em cada bimestre serão tratados temas como a literacia familiar, a navegação segura na internet, a rotina e seus efeitos na aprendizagem, a autonomia e a resolução de conflitos. São temas que irão auxiliar  a família e  escola, à crescer nesse sentido, finaliza a secretária de educação.