Turmas da EMEI Lar da Criança plantam árvore na Praça João Saffi

• Atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente.

Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 04/06/2019 às 16:46   |   Imprimir

As turmas do Maternal 1 e Maternal 2 da EMEI Lar da Criança plantaram uma árvore de araçá na Praça João Saffi, na manhã do dia 4 de junho. A ação visa conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente e o hábito de cuidar as plantas, e também é uma atividade prevista pelas professoras da EMEI no Programa União Faz A Vida, uma parceria entre Sicredi e Poder Público Municipal.

O araçá é uma árvore frutífera de pequeno porte, que pode medir entre três e seis metros de altura. É uma árvore que pode ser encontrada na Mata Atlântica, desde o Rio Grande do Sul até a Bahia.

Essa atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente, em que as Secretarias da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – SAAMA, Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo – SMECDT e Secretaria de Serviços Urbanos e Trânsito. Ao longo da semana, mais atividades acontecem visando a Semana do Meio Ambiente, como a campanha de recolhimento de lixo eletroeletrônico e a distribuição de mudas de árvores para a comunidade local.

O Secretário da Agricultura Onírio Dalla Favera destacou a importância de ensinar as crianças como se plantam árvores e falou sobre as demais atividades que acontecerão nessa semana. “Amanhã (5) acontece a parada ecológica, quando serão distribuídas mudas de árvores nativas para a população de Independência”, frisou o secretário. A Parada Ecológica acontece na Avenida Três de Maio, nessa quarta-feira pela manhã.

No dia seis (quinta-feira), acontece uma Roda de Conversa sobre o Meio Ambiente na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, às 8h, com a bióloga Juliana Meller.

A Dra. Cléria Bitencourte Meller, que faz parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da organização da Semana do Meio Ambiente, destacou a logística reversa, pauta do Café Ecológico. “Nós iremos falar sobre a logística reversa. Como nós vamos fazer para funcionar a logística reversa? Essa é a pergunta que nós queremos fazer aos empresários de Independência”. O Café Ecológico acontece na Câmara Municipal de Vereadores, na manhã do dia 11 de junho, com comerciantes e autoridades locais.

A Logística Reversa é uma norma da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305, que gira na ideia central de que os resíduos sólidos como materiais eletroeletrônicos, lâmpadas, embalagens plásticas de óleos lubrificantes, resíduos de medicamentos e suas embalagens, pneus, pilhas, baterias e embalagens de agrotóxicos precisam ser destinados corretamente, retornando ao ciclo produtivo. A lei também responsabiliza empreendimentos fabricantes, distribuidoras e comerciantes a praticarem essa logística.