Projeto de construção de açudes avança em Independência

• São 24 horas/máquina para cada produtor rural implementar as melhorias no armazenamento de água nas propriedades, disponibilizadas pelo programa Avançar RS.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 04/07/2023 às 19:06   |   Imprimir

O nono dos 12 açudes que serão construídos em propriedade rurais de Independência acaba de ser construído, na propriedade do senhor Ilton Camera.

“Fazia uns 25 anos que eu sonhava em ter esse açude, mas eu nunca tinha recursos para fazer”, comemorou o produtor Rural.

Os tanques foram viabilizados através de parceria entre a prefeitura e o governo do estado, sem gerar custos aos produtores.

“Eu tenho irrigação e agora pretendo ampliar”, disse o senhor Ilton.

Conforme a chefe da Emater em Independência, Vera Minetto Waechter, o programa Avançar RS, no desenvolvimento rural e na agropecuária, tem o objetivo de construir estruturas de reserva de água nas propriedades, para que se evite os efeitos da estiagem.

“A atribuição da Emater consiste em divulgar o programa, realizar as inscrições dos produtores a serem contemplados e, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, fazer a seleção das propriedades a serem atendidas, de acordo com os critérios previstos no programa”, destacou Vera Waechter.

O programa que teve início em 2017 pelo governo do estado ficou emperrado, até que o novo modelo, onde os recursos são repassados para as prefeituras, para que o município licite e execute foi implementado.

A seguir o ritmo das obras foi bem mais rápido. Com os tanques o produtor rural se sente mais motivado a produzir, sem o fantasma das estiagens rondando as lavouras.

“O governo do estado repassou o valor e nós fizemos todo o processo de contratação da empresa, através de licitação, e começamos a construir os açudes. Agora podemos ver a alegria dos produtores, tanto com a conquista como com a qualidade do serviço”, destacou o Secretário de Agricultura de independência, Cleu Sidinei Schrameier.

De acordo com o técnico em Agropecuária da Emeter em Independência, Paulo Sartori, anteriormente à construção dos açudes, uma análise ambiental é realizada para aferir a viabilidade da perspectiva do meio ambiente, eliminando impactos negativos e maximizando o aproveitamento do empreendimento.

“É feita a análise à campo, onde averiguamos se é possível a escavação do açude em determinado local. O projeto precisa preservar as vertentes, a vegetação, enfim, para ter o manancial, o recurso hídrico na propriedade”, afirmou Sartori.

Toda a execução dos projetos é acompanhada por técnicos da Emater e da prefeitura e, no final, é realizado um laudo de conclusão.

“Nós temos trabalhado para fortalecer o homem do campo, auxiliando os agricultores. Nós sabemos que é da agropecuária que vem a nossa maior fonte de recursos do município, e temos olhado com carinho para o nosso produtor”, finalizou o secretário de agricultura.