Assistência Social de Independência busca avançar no atendimento ao Transtorno do Espectro Altista no município

• Está previsto para o dia 27/06 uma reunião/palestra na cidade de Independência para tratar do assunto.

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 29/05/2023 às 07:51   |   Imprimir

O Secretário Municipal de Assistência Social de Independência, Cândido Staziaki, esteve na APADA , em Santa Rosa, na terça-feira, 23, onde se reuniu-se com a psicóloga Beatriz, e a Assistente Social Marisa para tratar do Projeto “TEAcolhe  ” do Governo do Estado do Rio Grande do Sul,  que prevê o suporte de equipe técnica multidisciplinar para orientar profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação a respeito dos sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Altista (TEA).

O objetivo é avançar na qualificação do atendimento a esse público, cada vez mais presente na sociedade, trazendo consigo, cada vez mais desafios à educação, saúde e à assistência social, que abrange não apenas o indivíduo, como também sua família.

O Programa TEAcolhe tem o objetivo de implementar a Lei Estadual n° 15.322/2019, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no âmbito do Rio Grande do Sul destinada a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias.

Sendo construído pelas equipes técnicas das Secretarias de Saúde, Educação e Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social; a sociedade civil, com a participação de pessoas com autismo e suas famílias; TELESSAÚDE; profissionais e instituições de ensino com pesquisas na área.