Independência realiza Assembleia Pública da Consulta Popular

• Assembleia discutiu as demandas do Município para a Consulta Popular.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 26/04/2018 às 09:23   |   Imprimir

A Assembleia Pública Municipal de Independência da Consulta Popular 2018, referente ao orçamento de 2019, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 25 de abril, às 10h e 30min. A assembleia discutiu as demandas municipais para a votação da Consulta Popular desse ano.

A Presidente Regional do Corede Fronteira Noroeste Vanice de Mattos destacou a assembleia como fundamental para a responsabilidade social e a importância das entidades e comunidade em participar desse momento. O Coordenador Regional da Consulta Popular Daion Fenner esteve presente na assembleia. Ele frisou o compromisso do Estado com os recursos destinados a Consulta Popular e a boa organização do Corede FN que sempre apresenta os projetos, o que garante que os recursos sejam repassados aos municípios.

O Prefeito Municipal João Edécio Graef valorizou os recursos que a Consulta Popular pode proporcionar aos municípios. “Esse é o momento de elegermos as prioridades e desenvolver um trabalho importante na votação para conseguir esses recursos para nosso Município”, destacou João Edécio.

A presidente do Corede deu sequência à assembleia abordando as etapas que a Consulta Popular percorre. Foram apresentados os dados referente à votação do ano passado e que os recursos do estado serão de 80 milhões de reais para a Consulta, que serão direcionados para os Coredes regionais.

Na assembleia, foram defendidos cinco dos vinte projetos orçamentários. Ficou estabelecido os projetos:

- Apoio ao desenvolvimento da agricultura Familiar: visa convênios com Município ou financiamento via FEAPER para projetos direcionados a agricultura familiar, voltados a fruticultura, leite e pecuária familiar e piscicultura, por exemplo.

- Apoio à cadeia produtiva do leite e pecuária de corte: tem o objetivo de apoiar a Cadeia Produtiva do Leite e Pecuária de Corte. Visa a aquisição de máquinas e equipamentos para prestar serviços aos produtores rurais.

- Mais Água: busca propiciar o aumento da disponibilidade e melhoria da qualidade da água em comunidades rurais, com instalação de redes de água.

- Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem: possui o objetivo de adquirir equipamentos para espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem, como em laboratórios de ciências e sala de recursos.

- Reaparelhamento dos órgãos de segurança: busca a aquisição de equipamentos, viaturas e armamentos para as unidades da Susepe, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e IGP.

Foram escolhidos cinco delegados que representarão o Município na Assembleia Regional, que será no Campus da UNIJUÍ, no dia 8 de maio, momento em que será definida a cédula de votação. Os delegados são Emerson Rieger, Onírio Dalla Favera, Ademar Richter de Barros, Adoni André Frank e Dieska Dal Forno.

A votação da Consulta Popular será nos dias 26, 27 e 28 de junho.