Independência realiza Conferência Municipal de Educação

• Os resultados dessas conferências vão contribuir com o diagnóstico da situação educacional e também com proposições de diretrizes, metas e estratégias para o PNE da próxima década.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 26/10/2023 às 16:01   |   Imprimir

Aconteceu na terça-feira, dia 24, durante todo o dia, a Conferência Municipal de Educação de Independência.

Dezenas de profissionais da educação discutiram as metas, os avanços e os desafios da educação pública na cidade.

“Nesse momento nós conferimos a execução das 20 metas estabelecidas no plano municipal de educação”, pontuou a Secretária de Educação de Independência, Zenaide Heinsch.

“Todos os que estão aqui estão envolvidos e preocupados com a educação. Todos estão pensando o que é melhor para o município”, acrescentou a Presidente do Conselho Municipal de Educação de Independência, Celoi Lovani Muniz Fabbrin.

As demandas da educação especial também foram debatidas durante a Conferência, que aconteceu na sede da Apae de independência.

“Nesse dia de hoje nós tivemos a oportunidade de, também, discutir sobre a educação especial e isso é muito importante e enriquecedor”, salientou a Diretora da Apae de Independência, Marinez Zamo.

Conferências Municipais estão sendo realizadas entre 23 e 29 de outubro, em todo o País e são preparatórias para a Conae 2024.

Nessa oportunidade de debates preparatórios, orientados pelo Documento Referência, será possível propor diretrizes, metas e estratégias do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A etapa conta com a participação de representantes de segmentos educacionais, setores sociais, órgãos do poder público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área e em defesa da educação.

De acordo com o Regimento Geral da Conae 2024, nessa etapa podem ser realizadas conferências municipais e/ou intermunicipais, com dois ou mais municípios debatendo juntos. Elas são organizadas e coordenadas pelos Fóruns Municipais de Educação.

“Houve um debate bem plural, muito participativo, onde também fizemos a avaliação através da matriz onde avaliamos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de implementação das respectivas metas dentro do município”, arrematou a Painelista do evento, Adriane Spohr.

Os resultados das discussões e debates da etapa municipal vão ser encaminhados aos Fóruns Estaduais de Educação, responsáveis pela sistematização de propostas de emendas ao Documento Referência e pela organização das conferências estaduais. A etapa estadual está prevista para ocorrer de 6 a 19 de novembro. As conferências municipais e estaduais antecedem a Conae, marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).