Independência apresenta sua potencialidade na 2ª Conferência Estadual de Turismo em Restinga Seca

O Plano Diretor de Turismo do Rio Grande do Sul está sendo discutido, desde terça-feira, dia 23, na 2ª Conferência Estadual de Turismo, em Restinga Seca.

O evento que encerra hoje, 25, atualiza o documento, que teve sua última versão elaborada há 10 anos.

O Plano Diretor de Turismo do Rio Grande do Sul deve estabelecer diretrizes, metas e programas que serão executados no setor no período em que estiver em vigor.

Representando Independência, o município enviou o diretor da secretaria de Educação, Esporte e Turismo, Márcio Meier, que se encontrou com o secretário  estadual do Turismo, Vilson Covatti, onde apresentou as demandas e as potencialidades de Independência, que conta com riquezas naturais e forte potencial para o turismo rural.

 Durante a 2ª Conferência Estadual de Turismo, os participantes indicarão os princípios norteadores para o planejamento e a execução orçamentária e financeira para o Turismo, propondo formas de captação de recursos de origem pública e público-privada para o setor.
A Conferência é uma demanda antiga do Turismo, prevista na lei 14.371, de 2013, e deve funcionar como instrumento de atualização do Plano Diretor a cada quatro anos.

Para debater os assuntos em pauta, foram convidados os integrantes do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), os representantes das entidades vinculadas ao setor e todos os representantes da esfera privada do setor, como donos de hotéis e agências de viagem. 

Após o evento e as decisões tomadas, o documento produzido será submetido à análise do Conetur pelo prazo de 60 dias.