Professora Josefa recebe homenagem e dá nome à rua de Independência

• O envolvimento com causas sociais a acompanharam por toda a vida.

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 16/10/2023 às 20:48   |   Imprimir

Aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 13, a solenidade em homenagem a Professora Josefa, que passa a dar nome à antiga rua Manoel da Nobrega, em Independência. A lei que altera o nome da rua foi proposta pela vereadora Sônia Souto.

"Ela marcou, não só como professora, mas como uma pessoa que se dedicava às pessoas que não tinham qualidade de vida. Sempre ajudando as pessoas", lembrou a vereadora.

Nascida em Catuípe, em 1930, a professora Josefa Martini começou a lecionar aos 15 anos de idade, ainda no interior, depois foi morar na casa, que agora fica na rua que leva seu nome.

O envolvimento com causas sociais a acompanharam por toda a vida.

Ela teve 13 filhos, e como trabalhava como professora, teve a ajuda do marido para criá-los.

Josefa foi a primeira professora do vice-prefeito Dirceu Fiorim, que lembra bem das contribuições dela na educação formal e moral dos alunos.

"Há exatos 60 anos eu estudei com a professora Josefa. Ela era firme, mas muito humana", relembra Fiorim.

O nome dela está marcado na história como uma das primeiras professoras de Independência. Na verdade, ele deu aula aqui durante 20 anos, até que a localidade se tornasse município.

Muitos dos filhos da Professora Josefa estiveram presentes no descerramento da faixa inaugural da rua. Dos 13 filhos que teve, 12 permanecem vivos.

Hoje, milhares de pessoas levam, mundo a fora, um pouquinho do que aprendeu que essa personagem que marcou a história de Independência.

"A gente ouve muitos depoimentos de pessoas que lembram dela com carinho", destacou a filha Maria Amélia.

Nomes como o do vice-prefeito Dirceu Fiorim, o repórter internacional Marcos Losekann, e de tantos outros de quem sequer se tem notícias, passaram pela sala de aula da professora Josefa.

"Essa homenagem é motivo de muito orgulho, de muita emoção. Lembra que uma pessoa tão simples, fez tanto bem à essa comunidade", finalizou  Maria Amélia.