Secretaria de Agricultura lança projeto de incentivo a correção de solo

• Projeto foi lançado na última sexta-feira (20) e visa atender as demandas da agricultura familiar do Município.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/07/2018 às 15:08   |   Imprimir

Na sexta-feira, 20 de julho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Independência realizou o lançamento do projeto de incentivo à correção do solo para agricultura familiar. O lançamento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença dos beneficiários do programa e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

A lei nº 2.831 criou esse projeto, que tem por objetivo a correção da acidez e adubação do solo de propriedades rurais de base familiar, disponibilizando recursos dentro do orçamento municipal para a compra de calcário e adubos químicos e melhorar as condições do solo para a sua conservação, além de dar apoio técnico aos beneficiários.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Onírio Luiz Dalla Favera, esse projeto vai atender os beneficiários dos programas PISA do SEBRAE/SENAR/FARSUL e do programa de Gestão Rural Sustentável da Emater-Ascar, o que totalizam 43 beneficiários.

Para o prefeito João Edecio Graef, a intenção do poder público é dar continuidade nos próximos anos com o programa. “Não é um programa isolado para esse ano, nós queremos continuar para dar apoio para quem investe principalmente na atividade leiteira”, destaca João Edecio.

A reunião contou com a presença do presidente da UNITEC e gestor do programa PISA, Marcelino Colla, e do gerente regional da Emater-Ascar da Grande Santa Rosa Ademir Nedel. Nedel parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa direcionada ao setor rural e completou que “a Emater também tem por objetivo que as famílias possam produzir bem, possam viver bem no meio rural, com qualidade de vida e com renda”.

A extensionista social-rural da Emater-Ascar de Independência, Vera Waechter, falou sobre a participação dos agricultores do programa de Gestão Rural Sustentável da agricultura Familiar. “O programa de Gestão Rural vem para facilitar a gestão da propriedade, tanto na produção de leite, grãos e também a importância na produção de subsistência”, destacou Vera.

O coordenador de programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ernesto Ivo de Lima, salientou a importância do programa. Para ele “é fundamental os Municípios desenvolverem programas que atendam as demandas de acordo com as suas realidades, e o debate conjunto entre poder público, conselhos de agricultura e os agricultores”.

No mesmo dia, os dois novos tratores que compõem a patrulha agrícola da secretaria estiveram expostos em frente à prefeitura. Os tratores são resultados de esforços junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação e ao Ministério da Agricultura. O programa disponibilizará aos beneficiários o investimento na recuperação de solo para três hectares de área, de acordo com análise de solo.