Prefeituras concluem reconstrução de pontes entre Independência e Três de Maio

• Assunto: Obras  |   Publicado em: 15/05/2023 às 16:02   |   Imprimir

A prefeitura de Independência, através da secretaria de obras, concluiu, na última sexta-feira, 12, a obra de reconstrução da ponte, entre Independência e Três de Maio, na localidade de Quaraim, no acesso da comunidade de São Valentim.

A recuperação de pontes entre os dois municípios, prevê a divisão dos custos, mas, nesse caso, outra ponte, com larguras e comprimentos similares, foi recuperada pelo município de Três de Maio, ficando esta, totalmente recuperada por Independência.

Três de Maio recuperou a ponte de Lajeado Bonito com a localidade de Barrinha. Ambas as obras foram concluídas na última semana.

O custo das reformas, incluindo a compra das madeiras e a contratação da mão-de-obra, foram de aproximadamente R$ 10 mil reais, com recursos do município, e executada por uma empresa terceirizada.

Conforme o vice-prefeito Dirceu Fiorin, “o grande fluxo de veículo pesados, como caminhões, tratores e colheitadeiras, danificou a ponte. O excesso lateral, especialmente do maquinário agrícola quebrou várias pranchas e a ponte teve, praticamente ser reconstruída”.

A ponte recuperada pela prefeitura de Independência foi construída há mais de oito anos, e o escoamento da produção na agropecuária demandou um reforço na travessia do arroio.

“Como era uma ponte já antiga, parte da madeira havia apodrecido, assim como na outra ponte, também recuperada”, acrescentou o vice-prefeito.

“Muitos questionam porque não fizemos uma ponte de concreto. Mas uma obra de concreto, além de cara, interdita a estrada por um longo período de tempo. As construções em concreto, nós destinamos à rios mais largos, que fazem ligação à outras cidades, como na estrada para Giruá”, salientou Fiorin.

“Os pontilhões são feitos em madeira, por ser uma obra mais rápida, pois as estradas são usadas pelo pequeno produtor, pela secretaria de saúde, e até pelo transporte escolar, que usa essas rotas como atalhos, e diminuindo as distancias entre as localidades, finalizou.