INFORMAÇÃO SOBRE CORONAVIRUS

• INFORMAÇÕES

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 18/03/2020 às 16:55   |   Imprimir

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INDEPENDÊNCIA/RS “TUDO O QUE FIZERMOS ANTES DE UMA PANDEMIA PARECERÁ ALARMISTA. TUDO O QUE FIZERMOS DEPOIS DELA PARECERÁ INSUFICIENTE.” FIQUE EM CASA !

Considerando o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus dentre outros vírus respiratórios, o município de Independência recomenda: * Adiar viagens intermunicipais, interestaduais e internacionais. * Evitar aglomerações de pessoas. * Arejar os ambientes abrindo sempre as janelas e portas. * Evitar abraços, apertos de mãos, ou seja, contato físico aos cumprimentos. * Idosos com mais de 60 anos, pessoas com doença crônica (hipertensão, diabetes, insuficiência renal, asma, cardiopatias) evitem sair de casa.

* Idosos com mais de 60 anos evitem sair de casa ou receber visitas. * Evitar compartilhamento de utensílios pessoais, roda de chimarrão e tererê. * Lavagem frequente das mãos até metade do pulso, toalhas de papel para secar as mãos. * Evitar contato das mãos com os olhos, nariz e boca. * Se não puder lavar as mãos use álcool gel à 70% para limpeza das mãos. * Manter distância de pelo menos 2 metros de pessoas que estejam espirrando e tossindo. * Limpar com álcool à 70% os objetos tocados frequentemente, por exemplo, celulares. * Pessoas com sintomas gripais permaneçam restritos aos domicílios, com tratamento caseiro (chás, analgésicos, água). * PROCURE A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE QUANDO: tiver febre persistente, dificuldades em respirar e tosse. * Evite frequentar hospitais, UPAs, plantões, unidades de saúde sem extrema necessidade, pois são áreas de alto risco de contaminação de diversas doenças. * Caso tenham viajado para fora do País ou lugar com transmissão comunitária é necessário isolamento por 7 dias, mesmo se assintomático. Neste caso ligue para o disque CORONA 3539 1534.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INDEPENDÊNCIA/RS * CASO SUSPEITO CORONAVÍRUS é definido por: Pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem de internacional de qualquer país E apresente: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta, coriza). OU Pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado para COVID – 19 E apresente os sintomas descritos na definição do viajante. Fonte: CEVS RS. Neste caso ligue para o disque CORONA 3539 1534. Estamos seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde sendo assim informamos que para evitar aglomeração de pessoas e disseminação de doenças as seguintes medidas forma tomadas: * Exames de rotina (laboratoriais ou de imagem), cirurgias e encaminhamentos eletivos, não serão agendados. * Atendimentos médicos: solicitamos que as pessoas venham até as unidades de saúde em caso de extrema necessidade, pois são áreas de alto risco de contaminação de diversas doenças. * Atendimentos Odontológicos e de Enfermagem (preventivos) estão suspensos. Serão atendidos somente casos de urgência. * Exames de laboratório somente em casos de urgência, gestantes e pacientes em quimioterapia. * Todos os grupos de saúde estão suspensos. * Pesagem Bolsa Família está suspensa. * Atendimentos da Nutricionista e Psicóloga do NASF estão suspensos. Salientamos que as pessoas devem permanecer em suas casas, principalmente portadores de doenças crônicas, idosos e crianças. NÃO BRINQUE COM SUA SÁUDE! ELA É SEU BEM MAIOR.