Independência registra morte por dengue e intensifica a batalha contra o Aedes aegypti

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/02/2024 às 08:00   |   Imprimir

No último dia 25 de fevereiro, uma triste notícia abalou Independência: uma idosa sucumbiu à dengue. A vítima, uma mulher com mais de 70 anos e portadora de algumas comorbidades, foi hospitalizada em 21 de fevereiro, sendo posteriormente transferida para uma Unidade de Internação em Três de Maio no dia 22.

Os números alarmantes revelam a gravidade da situação em 2024, com 103 casos confirmados de dengue em Independência, além de outros três casos em fase de investigação. Apesar dos esforços conjuntos de agentes de saúde e equipes de combate a endemias, a luta contra o mosquito Aedes aegypti tem enfrentado obstáculos significativos. Kleber Jung, chefe do controle de endemias do município, ressalta a importância da adesão da sociedade para combater a propagação da doença.

"O acúmulo de águas pluviais e em recipientes domésticos tem sido um dos principais desafios", alerta Jung.

Nesta terça-feira, 27, está prevista uma reunião do Comitê da Dengue, com a participação de diversas secretarias, incluindo saúde, educação e obras, para discutir as medidas urgentes a serem adotadas. O secretário de saúde, Carlos Spengler, enfatiza que não se descarta a possibilidade de decretar situação de emergência e aplicar multas aos moradores que permitirem o acúmulo de água, criando focos de proliferação do mosquito.

Outra iniciativa importante será a facilitação das denúncias de pontos de infestação, que poderão ser feitas através do telefone 55 3539-4222, na Secretaria de Saúde.