Avanço da dengue desacelera. Mas 2023 já registrou quase o dobro dos casos em Independência em relação ao ano passado

• Os dias quentes, dos chamados veranicos, tem contribuído para a eclosão dos ovos dos mosquitos.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/06/2023 às 16:42   |   Imprimir

Cuidado. Essa é a palavra que define o fim da ameaça do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

A última semana de maio registrou quatro novos casos em Independência, que somados aos cinco primeiros meses de 2023, supera o dobro dos casos registrados no ano anterior.

Enquanto que em 2022 foram registrados 23 casos, nesse ano, com dados ainda extraoficiais, já se aproximam de 45 confirmações.

Embora tenha havido uma desaceleração no registro de casos na primeira semana de junho, a previsão é de que os números ainda cresçam.

O trabalho do setor de controle de endemias, consiste em conscientizar a população para os riscos da doença, auxiliando ainda na eliminação dos criadouros.

Embora os sintomas estejam sendo sentidos com mais intensidade, não foram registrados óbitos pela doença, enquanto que em 2022, uma pessoa morreu, após contrair a dengue em uma viagem.

Em 2023, seis pessoas já precisaram ser internadas, devido a agressividade da doença.

Conforme o agente comunitário de endemias do município, Ivan Fonseca Soares, o centro da cidade foi o mais afetado.

“Os criadouros estão cada vez mais altos, em locais onde não conseguimos acessar, como calhas e lajes”, salientou o combatente do mosquito.

Ao detectar a presença do mosquito, é feita uma Pesquisa Vetorial Especial no quarteirão, a fim de eliminar os mosquitos e os criadouros.

Em apenas um quarteirão, do centro de Independência, foram registrados 16 casos de dengue.

Conforme o secretário municipal de saúde, Carlos Rogério Spengler, Independência estruturou as equipes de combate às endemias.

“Mas também é preciso que a população se conscientize da importância de eliminar os focos de mosquitos, seguindo as orientações da equipe de combate às endemias”, destacou.