Palestra sobre Bem-Estar e Qualidade de Vida em Independência destaca a importância da Saúde Mental

• Estados do Sul têm mais adultos com depressão

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/02/2024 às 11:34   |   Imprimir

No dia 31 de janeiro, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Independência, juntamente com a EMATER/RS ASCAR e o SENAR Rio Grande do Sul, promoveram a Palestra sobre Bem-Estar e Qualidade de Vida. O evento, que ocorreu no Salão da Comunidade São Miguel, no interior de Independência, teve como objetivo abordar questões emocionais que podem levar ao suicídio.

A palestra integrou a programação do "Janeiro Branco", cujo tema foi "Cuidar da Mente é Cuidar da Vida". Autoridades locais estiveram presentes, incluindo o secretário municipal de saúde, Carlos Rogério Spengler, o vice-prefeito Dirceu Fiorim, e representantes dos órgãos envolvidos.

A apresentação foi conduzida pela instrutora do SENAR, Katia Schneider, a psicóloga Eliane Marques, da equipe de agentes de saúde, e a extensionista da EMATER, Vera Waechter. O foco esteve na conscientização sobre a importância da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, ressaltando a campanha criada pelo PL 1.836/2019.

Dados alarmantes sobre a saúde mental da população brasileira foram compartilhados durante a palestra. No Brasil, os casos de depressão atingem 7,6% da população adulta, o equivalente a 11 milhões de pessoas, conforme levantamento do IBGE. O Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional de suicídios, demonstrando uma conexão preocupante entre a depressão e esse grave problema de saúde pública.

O estado gaúcho registra 13,2% das pessoas com 18 anos ou mais diagnosticadas com depressão, seguido por Santa Catarina (12,9%) e Paraná (11,7%). Mais da metade dos brasileiros diagnosticados com depressão (52%) faz uso de medicamentos. Esses números ressaltam a urgência de políticas e ações voltadas para a promoção da saúde mental e o combate ao estigma associado às doenças psicológicas.

A palestra encerrou-se com um apelo à comunidade para quebrar tabus e buscar apoio profissional diante de problemas de saúde mental, visando uma vida mais equilibrada e saudável para todos.