PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS EM 2021

O conselho Tutelar de Independência, quer apresentar a comunidade o trabalho realizado no decorrer deste ano de 2021.  Conforme dispõe o artigo 131 do ECA, Conselho Tutelar é o órgão que possui o dever de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e dos adolescentes. É esse trabalho que nós buscamos fazer com afinco e dedicação.Sabemos, que muitas vezes, não agradamos as pessoas , mas é nossa obrigação agir corretamente, dentro do que a lei nos permite.

A cada ano que passa aumenta a demanda, os problemas e consequentemente o nosso trabalho. Neste ano até o presente momento tivemos aproximadamente 438 crianças e adolescentes que passaram por atendimento do Conselho Tutelar, sendo que 210 são crianças menores de 10 anos e os demais, adolescentes de 11 a 18 anos de idade.       Dentre as causas de atendimentos, encontra-se em 1º lugar em nosso município o relacionamento familiar (brigas, agressões, disputas pela guarda dos filhos, pensão e visitações); são alguns dos itens atendidos. Em seguida vem os problemas escolares (abandono, infrequência, busca ativa, pedidos de vagas nas escolas, transferências de alunos, brigas e outros). Também atendemos adolescentes grávidas, abuso sexual, fugas de casa. Atendemos ainda adolescentes, com problemas de drogas, que trazem problemas a família e a comunidade.  Participamos de audiências, reuniões nas escolas e com a rede de atendimento, fizemos encaminhamentos e acompanhamentos de crianças e adolescentes para atendimentos psicológicos, psiquiátricos, nutricionais e consultas médicas.  Fizemos ainda mais de 400 visitas em núcleos familiares, em que se fazia necessário conversar com os genitores ou responsáveis, para conhecer a realidade, buscando solucionar o problema apresentado. Expedimos mais de cem ofícios, ao Fórum e ao Ministério Público com relatos de casos que se fazia necessário. Atendemos e respondemos o Disque 100.

Ressaltamos que o nosso trabalho é contínuo vinte e quatro horas por dia os sete dias da semana. Somos chamadas a qualquer hora através do celular do plantão. Procuramos, na medida do possível atender com a maior brevidade cada caso, mesmo que não seja de urgência. Percebemos cada vez mais que o trabalho de prevenção junto a nossas famílias está em falta, e o dever de os pais educar seus filhos está ficando de lado, delegando à outros a função que lhes cabe. Precisamos ficar atentos com nossos filhos, orientando-os, impondo limites e dando-lhes responsabilidades. Pois só assim teremos adultos comprometidos e uma sociedade mais humana.

Desejamos a todos um 2022 cheio de realizações.           

                                                                  CONSELHO TUTELAR

                                                                    Dez\ 2021