Enfrentamento à violência , ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes

Com o objetivo de orientar as crianças e adolescentes sobre os cuidados que devemos ter sobre o nosso corpo, e a aproximação de pessoas estranhas oferecendo algo para lhe agradar, é que o Conselho Tutelar de Independência realizou o Trabalho de Enfrentamento à violência , ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Conforme  Lei Federal nº 9970/2000, a data de 18 de maio  ficou estabelecida como Dia Nacional de combate à violência.

Nós trabalhamos durante todo esse mês de forma mais intensa, não somente o dia dezoito. Para fazer esse trabalho usamos alguns recursos e também realizamos um Cronograma de atividades que realizamos nas escolas do nosso município.

Procuramos atingir o público de crianças do Pré ao 5º ano do Ensino Fundamental, faixa etária essa, que as crianças estão mais vulneráveis, conforme dados  que aqui ocorreram.

Também lembramos que a maioria dos casos acontece dentro de casa ou com pessoas próximas. Pessoas essas que deveriam zelar pela criança, pelo bem estar da mesma , dando-lhe o que é necessário para o seu bom desenvolvimento.

Por isso , é muito importante esse trabalho de orientar a criança, de ela ter coragem de contar se algo aconteceu com ela , de não ter medo, sendo assim,  estaremos salvando muitas crianças. Lembramos ainda  que todos tem o dever de denunciar, caso souber ou assistir agressões ou violência  contra crianças ou adolescentes você pode ligar para o plantão do Conselho Tutelar no número (55)984360185 ou também para o plantão da Brigada Militar(55)996253125.

 

                                           Conselho Tutelar de Independência