Ações ambientais marcam a semana em Independência

• Começou na segunda-feira, 06, a 2ª Coleta Municipal de resíduos eletrônicos.

Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 08/11/2023 às 09:58   |   Imprimir

Duas ações ambientais de grande relevância, estão marcando esta semana na cidade de Independência.

Começou na segunda-feira, 06, a 2ª Coleta Municipal de resíduos eletrônicos. Pilhas, Baterias, televisores, computadores, teclados, celulares, cabos, conectores, carregadores, máquinas de lavar, centrífugas, liquidificadores, micro-ondas, ferro elétrico, aparelhos de som, geladeiras, impressoras, lâmpadas fluorescentes, dentre outros, deverão ser entregues junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ou no pavilhão da Secretaria Municipal de Agricultura, de 06 a 09 de novembro.

Outra ação importante a ser realizada nesta semana, é o plantio de 300 mudas de árvores pela cidade, em reposição das árvores retiradas pela RGE.

O município assinou um termo de Cooperação com a RGE, Programa Arborização + Segura.

“O plantio começa na segunda-feira. Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental”, afirma a bióloga da prefeitura de Independência, Juliana Meller.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.

Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte, como Araçá, Aroeira Salsa, Cerejeira, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Cocão, Goiabeira-da-serra, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Ingá e Romã, entre outras.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

A RGE faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.

O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.